Recent Posts

Feiras e festas da Colômbia

Feiras e festas da Colômbia: Oito alegres razões para percorrer o país


Fairs and festivals in Colombia: Eight joyful reasons to tour the country



Percorrer a Colômbia seguindo a agenda anual que marca suas feiras e festas é uma das melhores formas para comprovar que o povo é uma das maiores atrações com as que conta o país. Todos os meses, em algum lugar, há motivos para celebrar e manifestar através dos mais variados atos o acervo cultural nacional.

Na Colômbia, a cada mês, em algum lugar, sempre há motivo para comemorar e expressar alegria.

Haga click sobre la imagen para ampliarla Feiras e festas de Colômbia

Feiras e festas de Colômbia /Fot. Usuario de Flickr ottonassar/

Estas festas reúnem as tradições dos povoados e o entusiasmo da sua gente. As pessoas se apropriam com orgulho de seus valores, os vivem e os compartilham com todos os que chegam para certificar que a alegria do colombiano é uma virtude inseparável, que supera obstáculos e está permanentemente registrada nos que com seu sorriso alimentam a esperança.

Na Colômbia tudo é homenageado: a própria música, as mulheres, o café, os santos, a rapadura, o arroz, o mar, a raça, a história. E cada homenagem se expressa numa série de atos e manifestações culturais presentes nas festas, nas feiras ou nos carnavais. De primeiro de janeiro até 31 de dezembro, o entusiasmo é transbordante neste território tropical.

É precisamente janeiro um dos meses mais festivos da temporada, pois além de ainda estar no ritmo das celebrações natalinas, a temporada de férias também coincide com a realização de suas festas tradicionais.

Venha conhecer alguns dos mais importantes eventos que enchem de cores e alegrias as regiões colombianas.

Carnaval de Brancos e Negros: Viva os negros e viva os brancos!

Haga click sobre la imagen para ampliarla Carnaval de Brancos e Negros

Carnaval de Brancos e Negros /Fot. Usuario de Flickr elroquero/

A frase já é insígnia dos habitantes de Pasto, cidade do sudoeste colombiano, onde nos primeiros dias do ano se realiza o Carnaval de Negros e Brancos, recentemente declarado pela Unesco como patrimônio cultural e imaterial da humanidade. Suas origens estão em épocas antigas quando a cidade era uma passagem obrigatória para zonas austrais do continente, onde também ocorreu o encontro de raças, povos e culturas.

O Carnaval de Negros e Brancos foi declarado pela Unesco como patrimônio cultural e imaterial da Humanidade.

Fala-se que o carnaval começa com o pré-carnaval do dia dos Santos Inocentes, 28 de dezembro, quando se faz uma homenagem à água e ao meio ambiente. Mas são o Desfile da Família Castañeda, o Dia dos Negros e o Dia dos Brancos, os eventos mais representativos que acontecem nos dias 4, 5 e 6 de janeiro, respectivamente. Pintura negra, talco branco e a alegria e bom humor próprios dos pastusos, marcam em tempos de férias a amável cidade de Pasto, recostada na montanha do vulcão Galeras.

Feira de Manizales: Festa taurina na zona cafeteira

Janeiro também é a época da Feira de Manizales, de forte raiz espanhola.

Haga click sobre la imagen para ampliarla Feira de Manizales

Feira de Manizales /Fot. Usuario de Flickr FerPer/

Esta festa se caracteriza pela presença de mulheres bonitas, toureiros, trovadores, orquestras e dançarinos de tango que se reúnem na capital do departamento de Caldas para torná-la uma das mais importantes da América.

A Feira de Manizales tem uma forte raiz espanhola.

No contexto da feira também se realiza o Concurso Internacional de Rainhas do Café, um evento tributado ao grão e à bebida, com belíssimas candidatas a rainha que chegam de muitos países. As beldades são as protagonistas permanentes da programação geral e sua presença chama a atenção geral, quando viajam ao Nevado do Ruiz, quando passam desfilando em carros abertos ou quando marcam presença nas festas populares e na temporada taurina.

Carnaval de Barranquilla: Quatro dias de festa

Carnaval de Barranquilla

Carnaval de Barranquilla /Fot. Usuario de Flickr alexfel/

O tempo da quaresma marca a pauta para definir quando é o Carnaval de Barranquilla, pois já se sabe que os quatro dias que antecedem à quarta-feira de Cinza são os mais destacados de uns festejos cujos sabores, ritmos e cores se percebem desde o alvorecer do dia 8 de dezembro, quando a cidade, além do sol, é iluminada por milhares de velas e lampiões. É espetacular.

O Carnaval de Barranquilla mostra através de danças e foliões a mestiçagem e a fusão de culturas e raças que se deu na Barranquilla caribenha.

O carnaval marca a transição entre a festa e o recolhimento espiritual. É uma época na qual através de danças e foliões se destaca a mestiçagem, a fusão de culturas e raças que se deu na caribenha Barranquilla. Cumbias, porros, fandangos, mapalés e chandés são alguns dos ritmos musicais que soam por todos os lados durante as carnestolendas.

E ao som de tanta riqueza musical dançam centenas de foliões e grupos que com entusiasmo percorrem as principais ruas barranquilleras, desde os pré-carnavais, até quando acontecem os principais eventos do carnaval: a noite de Guacherna, a Batalla de las Flores e a Gran Parada, eventos aos quais se somam as representações teatrais, as letanias e o Festival de Orquestras. Tudo se conclui na terça-feira quando Joselito Carnaval morre e é sepultado. Somente por um ano, até o carnaval seguinte.

Por causa de suas cores, sua alegria e seu valor cultural, a Unesco declarou o Carnaval de Barranquilla como obra mestra do patrimônio oral e intangível da humanidade.

Festival Ibero-americano de Teatro: teatro do mundo inteiro em Bogotá.

O Festival Ibero-americano de Teatro de Bogotá é a maior mostra teatral do continente americano.

Festival Iberoamericano de Teatro en Bogotá

Festival Iberoamericano de Teatro en Bogotá /Fot. Usuario de Flickr jfcastro/

Inspiração da lembrada e querida atriz e diretora Fanny Mickey, o Festival Ibero-americano de Teatro de Bogotá se converteu num importante encontro no qual convergem mais de seiscentos espetáculos de todos os continentes, fazendo de Bogotá um grande palco mundial das artes cênicas.

A cada dois anos, entre os meses de março e abril do ano par, centenas de companhias teatrais se apresentam em ruas, praças e salas de Bogotá obras originais que recriam a imaginação inerente à expressão teatral. O festival nasceu em 1988 como uma contribuição da cultura à comemoração dos 450 anos da capital colombiana.

Festival da Lenda Vallenata: Sons de acordeões

Festival da Lenda Vallenata

Festival da Lenda Vallenata

Desde 1968 se abre o fole do acordeão em Valledupar para dar início ao Festival da Lenda Vallenata, programado entre os últimos dias de abril e os primeiros de maio.

Para desfrutar dos menores sons do acordeão, você tem que visitar Valledupar.
ara disfrutar los menores sonidos del acordeón, tienes que visitar a Valledupar.

Ali centenas de grupos vallenatos se encontram para competir nos diferentes concursos que há mais de quatro décadas foram somados à celebração religiosa da Lenda Vallenata.

Junto com a cumbia, o vallenato é a expressão musical colombiana mais reconhecida no mundo, pelo que a cada ano que passa aumenta sempre mais o interesse de viajantes internacionais em conhecer as raízes de um ritmo da terra, tanto alegre como romântico.

Festival Folclórico e Concurso Nacional de Rainhas do Bambuco: O melhor concurso deste baile andino.

As belas mulheres colombianas dançando bambuco podem ser vistas nas Festas de San Pedro em Neiva.

Festival del Bambuco

Festival del Bambuco

No final de junho é a cidade de Neiva, no sul de Colômbia, que se prepara para seu tradicional Festival Folclórico e Concurso Nacional de Rainhas do Bambuco, autênticas festas caracterizadas pelos desfiles de carruagens, apresentação de orquestras e competições nas quais se escolhe a rainha nacional do bambuco, evento que qualifica a graça e as habilidades no baile de formosas mulheres provenientes de todo o país.

Também conhecidas como as Festas de San Pedro, estas celebrações reúnem num só espaço as tradições e hospitalidade dos habitantes da região com o entusiasmo de milhares de visitantes que decidem “pegarse la rodadita”, frase popular para convidar o mundo a conhecer Neiva.

Feira das Flores: Criações de flores colombianas

Conheça a beleza das flores nas silletas de Santa Elena.

Feria de las Flores

Feira das Flores /Fot. Usuario de Flickr Teleantioquia/

No segundo semestre, durante o mês de agosto, a cidade de Medellín se torna a sede da Feira das Flores, homenagem aos chamados silleteros, homens e mulheres da localidade de Santa Elena que com muito custo costumam carregar os frutos de seu trabalho agrícola, mas que na época de feira se tornam originais e belas criações armadas de flores.

É precisamente o Desfile de Silleteros o mais importante de uma série de atos que inclui cavalgadas, desfile de carros antigos, festas populares, exposição de orquídeas e pássaros, bem como concurso de trovadores.

Feira de Cali: A salsa em sua melhor expressão

O alegre e festivo ano colombiano termina com muita salsa e o contagiante entusiasmo dos caleños

Salsa caleña

Salsa caleña /Fot. Aymer Álvarez/

E ao terminar o ano, durante o Natal, ocorre a Feira de Cali no oeste colombiano, festas celebradas de 25 até 30 de dezembro, e cuja atração principal é a salsa, por causa da interpretação das orquestras convidadas ou por causa do baile impecável e coreográfico de milhares de dançarinos desta música das Antilhas que encontrou em Cali uma fonte inesgotável de fãs.

Isto é simplesmente um breve resumo das oito festas mais importantes do país, mas há muitas mais por todos os povoados e cidades. O mais importante é saber que com tantas músicas e tradições, é possível conhecer uma nação pluricultural e sempre sorridente.

0 comentários: